domingo, 3 de março de 2013

CERIMÔNIA - Turistas prestigiam troca da Bandeira Nacional em Brasília


Turistas e moradores locais prestigiaram neste domingo (3/3) a tradicional solenidade de substituição da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A cerimônia contou com a participação especial do Grupo de Tradições Populares de Sobradinho, que apresentou o “Bumba Meu Boi”, relembrando a primeira solenidade feita pela Força Aérea Brasileira em 1973 e que este ano comemora 40 anos. Realizada sob coordenação do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), o evento também contou com desfile militar da tropa.
Levando a pequena Sabrina de três anos nos ombros, o dentista mato-grossense Welington Francisco da Silva assistiu atentamente à solenidade. “Vim trabalhar em Brasília e aproveitei para conhecer um pouco a cidade. Achei muito bonita a cerimônia. É importante prestigiar esses eventos que trazem mais civismo e valorizam a pátria”, disse.
Já o baiano Inaldo Moraes Silva Júnior mora há 12 anos em Brasília e nunca tinha visto a troca da bandeira. Após o convite de um amigo, ele foi ao evento e levou filhos e sobrinhos. “Achei tudo muito bonito. Não sabia que era assim. Com certeza voltarei mais vezes. É importante valorizarmos os símbolos nacionais”, contou.
Se alguns foram à cerimônia pela primeira vez, outros não perdem uma sequer. Ex-aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, o aposentado Amaro Luiz Alves diz que todos devem cultivar o respeito à pátria. “Venho em todas as cerimônias. Hoje tenho a fotografia como hobby. Aproveito e trago os amigos para fazermos algumas fotos desse evento tão significativo”, conta.
Troca da Bandeira
A cerimônia da troca da Bandeira Nacional é realizada todo primeiro domingo do mês pelas Forças Armadas e Governo do Distrito Federal. O Hino Nacional é cantado durante o hasteamento da nova bandeira, que tem 186 m2. A antiga é retirada somente quando a nova chega ao topo do mastro, a 100 metros do chão. Uma salva de 21 tiros é dada pelo 32º Grupo de Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro.


Fonte: Agência Força Aérea

Nenhum comentário:

Postar um comentário